Historia
Paroquias
Comissoes
Actividades
Actividade Sr. Bispo
Radio Ecclesia
Documentos
Varios

UT VITAM ABUNDANTIUS HABEANT

 

Jo 10, 10

INSIGNIAS EPISCOPAIS

Dom ESTANISLAU MARQUES CHINDECASSE

Dom ESTANISLAU MARQUES CHINDECASSE,

filho de Estanislau Sacapo e de Celina Nafela (naturais do Bailundo), nasceu a 18 de Agosto de 1958, no Bairro de Canhe-Grande, actual Huambo. Fez os estudos primários na Missão Católica do Canhe onde concluiu a 4ªclasse no ano de 1971. No mesmo ano ingressou no seminário Menor do Quipeio. Em 1980 no início do ciclo teológico, ingressou como candidato na congregação do Verbo Divino (SVD).No domingo de Cristo Rei 22 de Novembro de 1987 foi ordenado sacerdote na Missão Católica do Canhe por D. Eugénio Salessu na altura Bispo de Malanje.

Licenciou-se em Teologia Na Universidade Católica Portuguesa e foi Missionário no Congo Ex Zeire....Commpletou a licenciatura e doutiramento em Filosoia na Pontificia Universidade Católica. 

O XV capítulo geral no ano de 2000 elege-o para um mandato de seis anos e, mais tarde, o XVI capítulo geral reelege-o para o sexénio 2006/2012.

A 22 de Dezembro de 2012, sua santidade o papa Bento XVI, nomeou-o Terceiro Bispo da Diocese do Dundo. Escolheu como lema a passagem do Evangelho de São João (10,10) sobre o bom pastor UT VITAM ABUNDANTIUS HABEANT “Para que tenham vida em abundância.

  

Diocese de Dundo

Lunda Norte

Angola